"Tu me amas?" – O Chamado de Jesus que Restaura e Envia

Seja bem-vindo
Sousa,03/02/2026

  • A +
  • A -
Publicidade

"Tu me amas?" – O Chamado de Jesus que Restaura e Envia

No diálogo entre o Ressuscitado e Pedro, encontramos a cura para nossas quedas e o verdadeiro sentido do amor cristão: cuidar, servir e seguir até o fim.





Cor Litúrgica: Branco

7ª Semana da Páscoa | Sexta-feira


Primeira Leitura (At 25,13b-21)


Leitura dos Atos dos Apóstolos


Naqueles dias, 13b o rei Agripa e Berenice chegaram a Cesareia e foram cumprimentar Festo. 14 Como ficassem alguns dias aí, Festo expôs ao rei o caso de Paulo, dizendo: "Está aqui um homem que Félix deixou como prisioneiro. 15 Quando eu estive em Jerusalém, os sumos sacerdotes e os anciãos dos judeus apresentaram acusações contra ele e pediram-me que o condenasse. 16 Mas eu lhes respondi que os romanos não costumam entregar um homem antes que o acusado tenha sido confrontado com os acusadores e possa defender-se da acusação. 17 Eles vieram para cá e, no dia seguinte, sem demora, sentei-me no tribunal e mandei trazer o homem. 18 Seus acusadores compareceram diante dele, mas não trouxeram nenhuma acusação de crimes de que eu pudesse suspeitar. 19 Tinham somente certas questões sobre a sua própria religião e a respeito de um certo Jesus que já morreu, mas que Paulo afirma estar vivo. 20 Eu não sabia o que fazer para averiguar o assunto. Perguntei então a Paulo se ele preferia ir a Jerusalém, para ser julgado lá. 21 Mas Paulo fez uma apelação para que a sua causa fosse reservada ao juízo do Augusto Imperador. Então ordenei que ficasse preso até que eu pudesse enviá-lo a César".


- Palavra do Senhor.


- Graças a Deus.


Salmo 


Responsório Sl 102(103),1-2.11-12.19-20ab (R. 19a)


- O Senhor pôs o seu trono lá nos céus.


- O Senhor pôs o seu trono lá nos céus.


Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia.


- Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e todo o meu ser, seu santo nome! Bendize, ó minha alma, ao Senhor, não te esqueças de nenhum de seus favores! 


- Quanto os céus por sobre a terra se elevam, tanto é grande o seu amor aos que o temem; quanto dista o nascente do poente, tanto afasta para longe nossos crimes. 


- O Senhor pôs o seu trono lá nos céus, e abrange o mundo inteiro seu reinado. Bendizei ao Senhor Deus, seus anjos todos, valorosos que cumpris as suas ordens.


Evangelho - Alimento da Alma e Pão da Vida (Jo 21,15-19)


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.


Glória a vós, Senhor.


Jesus manifestou-se aos seus discípulos 15 e, depois de comerem, perguntou a Simão Pedro: "Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?" Pedro respondeu: "Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo". Jesus disse: "Apascenta os meus cordeiros". 16 E disse de novo a Pedro: "Simão, filho de João, tu me amas?" Pedro disse: "Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo". Jesus disse-lhe: "Apascenta as minhas ovelhas". 17 Pela terceira vez, perguntou a Pedro: "Simão, filho de João, tu me amas?" Pedro ficou triste, porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava. Respondeu: "Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo". Jesus disse-lhe: "Apascenta as minhas ovelhas. 18 Em verdade, em verdade te digo: quando eras jovem, tu te cingias e ias para onde querias. Quando fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá e te levará para onde não queres ir". 19 Jesus disse isso, significando com que morte Pedro iria glorificar a Deus. E acrescentou: "Segue-me".


— Palavra da Salvação.


Glória a vós, Senhor.


Amigas e amigos, Bom Dia 💥 

Neste trecho belíssimo do Evangelho de João, somos colocados diante de um reencontro que cura, restaura e envia. Jesus ressuscitado não apenas aparece aos seus discípulos, mas dirige-se de maneira muito pessoal a Simão Pedro, num diálogo que revela ternura, exigência e confiança. Depois de comerem juntos – gesto de profunda comunhão –, Jesus faz a Pedro uma pergunta decisiva, e a repete três vezes: “Simão, filho de João, tu me amas?”.


O eco dessas palavras é profundo. Não é apenas uma pergunta retórica. É uma convocação para a verdade. Pedro, aquele que havia negado Jesus três vezes durante a paixão, agora é convidado a afirmar seu amor por três vezes. Jesus não está humilhando Pedro, mas o restaurando. Cada “tu me amas?” é como uma ferida sendo tratada, curada com o bálsamo da confiança. E a cada resposta de Pedro, Jesus lhe confia uma missão: “Apascenta os meus cordeiros... as minhas ovelhas”.


Amar a Cristo não é algo meramente sentimental; é compromisso. É cuidado. É serviço. Jesus não diz: “Prova teu amor com palavras bonitas” ou “faça sacrifícios extravagantes por mim”. Ele diz: “Cuida dos meus”. O amor a Jesus se concretiza no pastoreio, isto é, no zelo pelos pequenos, pelos que estão sob nossa responsabilidade, pela Igreja e por toda a humanidade sedenta de ternura e verdade.


Pedro ficou triste na terceira pergunta. Talvez tenha se lembrado da noite da negação. Mas a tristeza agora tem outro sabor. Não é culpa que paralisa, mas consciência que amadurece. Pedro já não tenta se defender. Apenas confia: “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo”. Essa é a resposta mais sincera que podemos dar a Deus: Ele sabe tudo. Sabe das nossas quedas, dos nossos medos, da nossa vontade de amar e das nossas limitações. Mas ainda assim nos chama. Ainda assim nos confia uma missão.


Ao final, Jesus anuncia a Pedro como será sua morte, revelando que o amor verdadeiro pode custar a própria vida. E conclui com um imperativo simples, mas carregado de sentido: “Segue-me”. É o mesmo chamado feito lá no início, às margens do lago. Mas agora Pedro sabe o que isso implica. E mesmo assim, aceita. Já não há mais ilusão. Há fé madura. Há amor que se doa.


A liturgia de hoje nos convida a esse reencontro com o Senhor. Ele nos pergunta também: “Tu me amas?” Que saibamos responder com a verdade do nosso coração e, mais ainda, com a prática do nosso cuidado com os outros. Pois amar a Deus é, acima de tudo, amar concretamente os irmãos.


Que o Senhor nos conceda a graça de um amor sincero, perseverante e fecundo. E que, como Pedro, saibamos seguir Jesus até o fim.


Amém.


Que a Luz de Jesus Cristo Brilhe cada vez mais em seus corações, assim como Brilha no Meu.

Amor, Paz e Bem Sempre!


✍️ Esdras Trajano Leal

Para o site Edy Fé – A NOTÍCIA COMO ELA É

João Pessoa,06/05/2025.










COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.